POLIOMELITEterça-feira, 15 de setembro de 2009
Será realizada no próximo dia 19 a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação que visa manter o Brasil livre da paralisia infantil. Gratuita e indolor, a vacina Sabin é a única forma de prevenção contra a poliomielite, doença que atinge principalmente os membros inferiores e causa deficiência para o resto da vida.
Para que o município de Irati atinja a meta de vacinar 4.176 crianças menores de 5 anos de idade, todas as unidades de saúde das áreas urbana e rural estarão abertas no dia 19 das 8h às 17h. Como reforço da campanha, postos de vacinação funcionarão em supermercados da cidade, que são locais de grande circulação de pessoas. É importante que pais ou responsáveis apresentem o cartão da criança, que permitirá a atualização do esquema de vacinas.
Como ocorre todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde antecipará o início da campanha e manterá, durante a semana, equipes volantes percorrendo bairros e localidades rurais para assegurar que todas as crianças recebam as duas gotinhas da vacina. O cronograma dos postos volantes será divulgado com antecedência através das emissoras de rádio locais.
Reforços
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e na América Latina. Esse é o resultado das campanhas de vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde desde a década de 1980.
A vacina contra a poliomielite está disponível de forma permanente nos postos de saúde e é também oferecida durante as campanhas de vacinação. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses; o primeiro reforço é feito aos 15 meses.
Mesmo assim, é importante que crianças menores de cinco anos de idade tomem anualmente as duas doses distribuídas na campanha nacional de vacinação. Esses reforços são importantes porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irati, com informações do Ministério da Saúde (http://portal.saude.gov.br)